A JQPV Arquitetos Associados foi convidada pela Câmara Municipal de Torres Vedras para coordenar a implementação da Estratégia de Desenvolvimento do sistema urbano de Santa Cruz. Este inclui os perímetros urbanos de Silveira, Santa Cruz, Póvoa de Penafirme e Póvoa do Além, a que se junta o perímetro urbano do Casal do Seixo face à proximidade física e relações de dependência funcional.

Ortofotomapa

A conclusão e consequente entrada em vigor dos planos municipais de ordenamento do território em curso constitui um objectivo prioritário, tendo em conta a importância estruturante desempenhada por estes instrumentos na definição do modelo territorial e respectivo quadro regulamentar.

No entanto, a reestruturação urbana prosseguida não se concretiza simplesmente com a aprovação dos planos. Ela depende da capacidade para implementar a estratégia de desenvolvimento subjacente, articulando as acções e medidas previstas por estes instrumentos com outras acções e medidas decorrentes de estratégias de natureza sectorial que se revelem igualmente determinantes para a concretização da referida estratégia de desenvolvimento.